sábado, 25 de agosto de 2012

Falando sobre a higiene do bebê!!!



O cotonete pode e deve ser usado somente para limpar as dobrinhas da cartilagem e a parte de trás da orelhinha do bebê. Nunca introduza o cotonete pata tentar retirar cera ou alguma sujeirinha, pois acabará empurrando mais ainda o resíduo e também os pelinhos do algodão podem se acumular dentro da orelhinha, portanto  todo cuidado é pouco!
O sabonete neutro, glicerinado e infantil deve ser utilizado nos banhos do bebê, é uma sabonete especialmente desenvolvido para a sensível pele do pequenino,lembrando sempre que a pele do bebê é delicada e o excesso de sabonete pode ressecá-la! E nunca esfregue a barra direto no corpinho, passe primeiro o sabonete nas mãos e espalhe no corpinho com suavidade!
A banheira  do bebê deve ser lavada após todo banho com sabão neutro e não esqueça de secá-la também. Para finalizar pode passar um pano com álcool!
A água do banho não necessita ser fervida, apenas aquecê-la é o suficiente, se tiver um termômetro próprio para água, a temperatura deverá ficar entre 34 e 38 graus Celsius. Se não possuir termômetro, a parte no corpo humano adulto que mais se assemelha a pele infantil é o cotovelo, portanto encoste o seu cotovelo na água e sinta se a temperatura está morna e apropriada para o banho do bebê!
A cabecinha do recém nascido pode ser lavada diariamente, sempre lembrando que a pele do bebê é muito delicada e por isto é recomendado o uso de xampu específico para bebês ou se preferir pode lavar com o sabonete neutro também infantil. Enxague bastante com água para retirar o excesso cuidando para não cair nem a água nos olhinhos ou certamente vai haver choro!
O perfume  (específico para bebês) para o toque final é permitido, desde que 2 gotinhas e não mais, para não irritar a pele do pequenino e também o forte cheiro do perfume pode acabar por incomodá-lo. E nem precisa tanto mesmo, afinal os bebês são cheirosos por natureza!
Chupetas e mamadeira devem ser higienizadas diariamente com um banho de água fervente, é a única maneira de se eliminar microorganismos indesejáveis  tipo fungos e bactérias que podem trazer doenças. E quando a chupeta cair no chão ou em lugar sujo não adianta passar na fralda ou limpar na boca da mamãe, tem mesmo que lavá-la com água corrente e...mais o sabão neutro, de preferência!
Os brinquedos e objetos de uso do bebê devem ser sempre bem lavados também com água e sabão, pois certamente o bebê os colocará na boca!
A fralda do recém nascido deve ser trocada todas as vezes que for amamentar o bebê, ou seja aproximadamente de 3 em 3 horas, antes ou depois de amamentar tanto faz fica a seu critério, o que acontece muito é que após mamar o bebê sente necessidades fisiológicas de eliminar o excesso, portanto geralmente ao terminar de amamentar um cheiro paira no ar .....( UAU, ele(a) fez cáca)!
E as roupinhas do recém nascido, como lavar? O ideal é usar apenas sabão de côco. E especialmente as roupinhas novas devem ser lavadas antes de usar ou apenas provar no bebê pois a poeira e o excesso da tinta do tecido ainda podem estar presentes nas roupas podendo acarretar reações alérgicas na pele do bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário