sábado, 26 de maio de 2012

Temperatura Corporal Basal


A medição geralmente começa  no 1º dia de fluxo menstrual, dando início ao ciclo.
O hormônio estrogênio, predominante nesta fase, mantém sua temperatura mais baixa durante as 2 primeiras semanas do ciclo.
Para um gráfico preciso, é fundamental que o corpo tenha no mínimo,
 3 horas de repouso absoluto,
Ao acordar pela manhã, sem esforço físico algum; Sem se espreguiçar, sem falar, sem bocejar, sem tossir ou espirrar, tire a temperatura no local do corpo que escolher, mais mantenha  a mesma via de verificação  durante todo o ciclo;
Estipule um horário para medir sua temperatura e faça uso de despertador se necessário, mas não perca a hora, as variações de temperatura corporal ocorrem 24 horas por dia.
As alterações hormonais no seu corpo podem provocar uma elevação pouco perceptível de apenas 0,2º a 0,5º grau Celsius na temperatura basal, por isso, o ideal é medir com termômetro digital.
A temperatura basal pode ser verificada por via sub-lingual, retal ou vaginal.
Para medir por via sub-lingual, coloque o termômetro embaixo da língua, usando sempre o mesmo lado da boca e mantenha a boca fechada até sair o resultado.  
Geralmente na medição oral, as temperaturas são décimos mais baixa.
Crie um gráfico simples no excell ou use os gráficos disponíveis nos sites ou apenas anote em um caderno, para não esquecê-los e compará-los. !!!
Faça anotações diárias e/ou noturnas. O importante é não esquecer, perder detalhes que possam lhe auxiliar no(s) próximo(os) ciclos. !!!
Preste atenção aos sintomas diários e anote, decifrar o seu gráfico de temperatura basal se tornará mais fácil .
No Brasil convencionou-se usar a medida grau Celsius (ºC)para medição de temperatura, portanto cuidado, alguns gráfico podem estar em medidas diferentes! Ex:medida norte americana-Fahrenheit (ºF)
A temperatura corporal afeta a taxa das reações químicas do corpo, por isto temos um mecanismo natural de termo-regulação que avisa quando começar e quando parar a produção.
A temperatura corporal depende da parte do corpo onde é medida.
Temp. Retal ou Vaginal  + ou – 37,5º C
Temperatura Oral          + ou – 36,5º C
A menor temperatura provavelmente será por volta de 4:00hs  às 6:00hs da manhã e a maior 12 horas após, 16:00hs às 18:00 da tarde.
A temperatura basal da mulher é influenciada diretamente pela progesterona fazendo com que a temperatura aumente discretamente. Conclui-se então que se há elevação de temperatura é sinal de progesterona dominando a fase, deve haver corpo lúteo proveniente de um folículo que luteinizou e consequentemente sabe-se que ocorreu a ovulação.
A temperatura pode até subir da noite para o dia mas se ela não se mantiver elevada 3 dias consecutivos, provavelmente ainda não houve ovulação.
ATENÇÂO:  3 dias consecutivos de temperatura alta caracterizam início da fase lútea, pós ovulação, mas não indica exatamente quando o ovo foi liberado;

Aproximadamente 20% das mulheres possuem curva monofásica, podendo ser interpretada a ovulação por outros meios.
A elevação na temperatura pode ser súbita ou gradual durante alguns dias. elevando apenas 0,2º C a 0,5ºC como descrito no início.
O pico do hormônio progesterona,  que causa o aumento de temperatura, ocorre geralmente entre o 7° e 8° dia de temperatura alta.
O pico de fertilidade é o dia mais quente do ciclo, (de temperatura mais alta) e os 2 anteriores
Portanto, os treinos devem ser realizados antes da temperatura subir!!!
 Em algumas mulheres pode haver uma leve queda na temperatura 1 ou 2 dias anteriores à ovulação, podendo inclusive ser a mais baixa do ciclo.
Após a ovulação, a temperatura pode se conservar alta até a chegada da menstruação, voltando a cair e iniciando novo ciclo.
Se até o 17º dia pós ovulação a temperatura permanecer alta, faça um teste de gravidez.
Comprovada a gestação,  a temperatura basal se manterá mais alta até o nascimento do bebê.
Se a temperatura não aumentar pelo menos 0,2º e se mantiver elevado por no mínimo os 13 dias da fase lútea, acima da linha vermelha (divisória das fases – temperaturas) provavelmente seja um ciclo anovulatório.
Se verificar uma oscilação significativa da temperatura também pode representar uma ciclo anovulatório, sendo interessante consultar um ginecologista!
Segundo estatísticas, o aumento da temperatura basal, em 80% das mulheres que ovulam, estará compreendido no intervalo entre 2 dias antes e dois dias depois da ovulação, não sendo portanto um método seguro para determinar a ovulação.


ATENÇÃO:  Pode ocorrer de o folículo se luteinizar sem ter ovulado, condição em que também haverá aumento de temperatura;

Um comentário:

  1. estou atrasada a 8 dias tomei indux estou com colicas estranhas e minha temperatura esta 37.1C e seios muito inchados e doloridos

    ResponderExcluir