sábado, 19 de maio de 2012

A ovulação


                                                                                                               
A ovulação varia de mulher para mulher, acompanhando os dias de duração do ciclo menstrual e ocorre mais ou menos 10 dias após acabar o fluxo intenso de sangue. 
O folículo predominante que cresceu mais do que os outros, finalmente se rompe e o óvulo é liberado. A trompa mais próxima deste ovário por sua vez, já havia sentido a sua presença e foi se aproximando do ovário para recebê-lo. Existe ainda a possibilidade de a trompa direita se esticar para receber o óvulo do ovário esquerdo e vice-versa, no caso de por alguma doença ter havido remoção de um deles em cirurgia.  Pode também acontecer de mais de um folículo amadurecer e ser expelido pelo ovário, o que causaria uma gestação múltipla. 
Ao ser expelido, o óvulo vem envolvido em uma espécie de cápsula amarela contendo células (corpo amarelo ou corpo lúteo), que produzem o hormônio progesterona - pró-gestação - como  o próprio nome diz, que mantém o ovo em crescimento até que a placenta assuma esse papel.
Nessa etapa, o ovo dificilmente será visível a olho nu e o seu  tamanho é de um ponto”.”.
Quando o ovo é liberado pelo ovário no estigma, ele desce rolando ao longo da tuba uterina ou trompa de falópio em direção ao útero, sendo auxiliado por minúsculas saliências existentes dentro deste tubo e que são da espessura de um fio de cabelo, chamada cílios.
A fusão do óvulo e do espermatozóide geralmente se dá na curva da tuba próxima ao ovário. Mas, se o óvulo não for fertilizado no espaço entre 12 e 24 horas após sua liberação, o organismo o reabsorve, o folículo seca, a membrana do útero se desprende e a menstruação  surpreende, por isso, a concepção depende de uma sincronia perfeita e é essencial que os espermatozóides já estejam a postos aguardando o momento do aparecimento do óvulo.
 
Sinais da Ovulação 
Na época da ovulação estima-se que 25% das mulheres sintam dores no baixo ventre, em geral no lado do ovário que estiver a ovular.
Essa dor é chamada de dor de Mittelschmerz ou dor do meio do ciclo, ocorre na metade do ciclo e provavelmente é causada pela irritação provocada pelo fluído do folículo que escorre quando se rompe.
Segundo definição é uma dor abdominal na parte inferior e lateral do abdômen, que ocorre um pouco antes, durante ou depois do período de ovulação:

Antes: Provamentente devido ao crescimento folicular  esticando a superfície do ovário, causando dor. 
Durante: No momento da ovulação, ocorre a liberação de sangue ou líquido do folículo do óvulo rompido, e isto pode causar irritação na parede abdominal. 
Depois: Provável que por todo o ocorrido anteriormente. 


A dor pode ser sentida no ovário direito em um mês e no esquerdo em outro ou pode ser sentida no mesmo lado por vários meses seguidos.
Esta dor pode ser confundida, não sendo portanto considerada 100% confiável como sinal da ovulação e pode não ocorrer em todos os ciclos. Existem muitos métodos para tentar precisar o momento exato da ovulação.
Eu penso que o método Billings ou método do muco cervical é o mais confiável e acontece quando ocorre uma mudança no muco secretado pela cérvix (cólon do útero).
Há também o método da temperatura basal que consiste em medições diárias da temperatura corporal basal, acontece que quando a temperatura sobe a ovulação já ocorreu
O ideal mesmo é unir forças e usar os dois métodos durante o ciclo..


A foto abaixo foi tirada por um médico que estava em cirurgia de retirada do ovário e flagrou o momento da ovulação, que segundo ele durou 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário