sábado, 26 de maio de 2012

Nidação


É o processo onde ocorre a fixação do ovo ou zigoto, (resultado da união do óvulo com o espermatozóide), na parede do útero ou endométrio, podendo ou não ser acompanhado por corrimento de cor escura ou caramelo, leve sangramento ou ainda leve cólica.
ATENÇÂO!!! A palavra “leve” descrita acima significa muito pouco!!! Se houver sangramento com fluxo, provavelmente é chegada a menstruação, para recomeço de ciclo. Mas, se anteriormente foi constatada gravidez, então sangramento com fluxo pode ser: baixa taxa de progesterona, aborto espontâneo, descolamento do endométrio, gravidez tubária, enfim nestes casos o melhor é consultar imediatamente um ginecologista!!!
O ovo divide-se ainda na tuba uterina até formar uma esfera sólida minúscula, composta de 16 a 32 células, chamada mórula e continua dividindo-se a cada 15 horas.
Durante o percurso, rumo ao útero, o ovo pode ser confundido com um corpo estranho pelo sistema imunológico da mãe, que certamente enviará um exército de anticorpos para combatê-lo, até por fim expulsá-lo do corpo. Affff!!!!!
O corpo humano é também altamente seletivo, não permitindo que uma má formação genética, resultante de falhas no processo de reprodução celular continue se desenvolvendo, optando por expulsar do corpo o pequenino ovo.
Cerca de 90 horas após a fertilização, já com aproximadamente 64 células, a mórula chega ao útero.
Destas 64 células, algumas formarão o embrião e as que sobrarem formarão a membrana que envolve o bebê e a placenta.

A progesterona nesta próxima fase deve estar bastante elevada!!!
5 a 7 dias após a ovulação, o agora denominado blastocisto, chega e flutua no útero por alguns dias, continuando a desenvolver-se para então se fixar. Ao se fixar, o blastocisto libera enzimas que penetram e rompem a membrana uterina, recebendo sangue e células para se nutrir.
9 dias após a fertilização, o blastocisto prende-se à parede uterina.
O embrião leva 13 dias em média, para se implantar firmemente no útero e é o momento do início da formação do sistema nervoso.
Durante a implantação, pode haver uma leve perda de sangue, chamado sangramento de nidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário