domingo, 2 de setembro de 2012

Muco Cervical - Relógio da Fertilidade!!! Parte 1


Relógio da Fertilidade !!! Parte 1

Bem pessoal, encontrei este vídeo no “youtube” e achei muito boa a explicação então resolvi traduzi-lo para compartilhar com vocês !!! 
Em nosso planeta todo tipo de vida de pende de 2 coisas: 
calor e água.
A presença do calor é essencial para que se desenvolva a vida, 
mas sozinho não é suficiente.
Sem água e sem umidade, a superfície da terra se tornaria mais árida (seca) que o deserto.
Para que uma semente germine sabemos que é necessário  terra e água em abundância.
O que nos chama a atenção é que algumas vezes não nasce nada de uma semente e nos perguntamos o por que?
Não é uma pergunta fácil de ser respondida e para fazê-lo temos que ficar segundo os elementos misteriosos que como se fossem engrenagens de um imenso relógio que controlam o complexo programa da vida, os ciclos das estações e o ritmo dos seres vivos. Estes mesmos mecanismos, também regulam os ritmos mais importantes que afetam o nosso corpo. E de forma especial,  o ciclo reprodutor feminino.
Toda mulher possui uma espécie de relógio interno que regula uma função vital: a procriação, ou seja,  gerar um filho.
Consideremos o corpo da mulher como o terreno no qual queremos plantar uma semente. O terreno necessita de água e umidade para ser fértil.
Algo semelhante pode-se afirmar do corpo da mulher durante a fase fértil do ciclo onde escorre muco pela vulva vaginal e pode-se sentir a umidade vaginal.
Ela tem uma sensação de molhada e observa-se que após a fase seca aparece na vulva vaginal uma secreção mucosa.
Toda mulher durante sua fase fértil pode aprender a reconhecer esta sensação molhada e identificar que quando este muco está presente  é a fase fértil do corpo.
Bem, voltemos ao relógio do qual falamos anteriormente. Vamos dividir as horas do relógio e compará-las com os dias do ciclo mensal.
Tomamos como ponto inicial o fato mais evidente e normal: a menstruação, e marcamos de vermelho. Depois teremos um tempo seco e vamos pintá-lo de marrom (como a terra seca).
Depois teremos a primeira aparição do tempo úmido, através de um tipo particular de secreção mucosa como vimos e vamos pintar estas casinhas de branco. Em seguida,  volta outro período de  tempo seco e novamente o pintamos de marrom. Este tempo seco dura até o início da próxima menstruação, a qual pintamos de vermelho e o ciclo recomeça.
Pode-se perceber exatamente em que tempo as sementes podem germinar e dar fruto.
Obviamente não é quando o terreno está seco como um deserto.
É mais provável que germine no tempo que a umidade está presente.
Quando há secreção mucosa no corpo da mulher.
Mas o relógio não é o mesmo para todas as mulheres, nem mesmo uma mulher tem o mesmo relógio todos os ciclos, pois podem mudar com o passar dos anos. Por isso vamos observar com atenção este mecanismo vital.
Se abrirmos o relógio podemos dividí-lo em uma série de casinhas. Uma casinha para cada dia do  mês. Vamos usar o padrão básico do mês de 30 dias como base, para entender os ciclos mais curtos ou mais longos.
Começamos marcando os dias da menstruação.
Digamos talvez 5 dias, agora começa o tempo seco, digamos que mais 6 dias, então começa o tempo úmido, quando a semente pode germinar, quando a mulher é potencialmente fértil.

No 1º dia o fluxo de muco é pegajoso, denso, pouco elástico e de coloração creme.
Com o passar dos dias ele se torna mais elástico e transparente. Uma sensação de umidade e lubrificação acompanha esta etapa que pode durar até 5 dias.
Depois o muco muda e se torna opaco e pegajoso e a lubrificação desaparece completamente.
Isto indica que o último dia de muco claro, lubrificante e escorregadio foi no dia anterior e este dia é chamado de dia ápice.
O dia ápice deve ser assinalado de modo especial para diferenciá-lo dos demais porque este é um dia importante  no relógio que regula a vida da mulher. É o dia  que a mulher está no seu grau máximo de fertilidade e com maior chance de engravidar.
O problema é que a mulher só consegue identificar o dia ápice no dia seguinte.
Ou seja, quando o fluxo mucoso muda de aspecto ou desaparece completamente.
Após o dia ápice, assinalamos também  os 3 dias seguintes para indicar que também são dias férteis, apesar de gradualmente ir diminuindo a fertilidade.
O 4º dia após o dia ápice marca o início do tempo infértil. Durante este tempo, tendo em vista que não há umidade, a mulher não pode engravidar.
Assinalamos no gráfico (em marrom) o restante dos dias até que recomece novo ciclo.

O espaço de tempo entre o dia ápice e o início da menstruação é relativamente constante.
Aproximadamente 2 semanas.
O que faz que um ciclo seja mais longo ou mais curto é somente o número de dias entre a menstruação e a chegada do dia ápice.
Estes dias secos, antes da chegada do fluxo mucoso podem não acontecer ou podem acontecer e durar mais que o normal, inclusive podendo durar semanas.
Uma mulher nunca sabe antecipadamente a duração do seu ciclo. No entanto, existem muitos métodos especiais, para conhecer seu relógio da fertilidade.
Mas basta à mulher observar diariamente a ausência ou presença do muco cervical e ver quais são as suas características (consistência, coloração).
Independente de seu ciclo ser regular ou desregulado ou de situações especiais como a amamentação ou pré-menopausa, a presença e comportamento do muco cervical indica o estado de sua fertilidade.
Fácil assim! Este é o relógio que marca a fertilidade da mulher, quando se entende, se descobre o quanto é seguro e preciso. Aproveite-o bem!
                                                                              Continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário